STRESS INFANTIL

Os sintomas do stress em crianças podem ocorrer em níveis. Os sintomas físicos mais freqüentes são dor de barriga, dores de cabeça, náuseas, hiperatividade, enurese noturna, gagueira, tensão muscular, ranger dos dentes, dificuldade para respirar, distúrbio do sono etc.. Já os sintomas psicológicos são a ansiedade, terror noturno, pesadelos, dificuldades nas relações interpessoais, desânimo, insegurança, agressividade, choro em demasia, tristeza, birra, medo excessivo.
O stress infantil pode ter causas externas e internas, da mesma forma que ocorre com o adulto, mas essas causas são diferenciadas.
Segundo Lipp (2003,) os fatores externos que mais causam stress na infância são: mudanças significativas ou constantes, responsabilidades em excesso, excesso de atividades, brigas ou separações dos pais, morte na família, exigência ou rejeição por parte dos colegas, disciplina confusa por parte dos pais, nascimento do irmão, troca de professores ou de escola, mudança de vizinhança, pais e professores estressados, etc..
Esses fatores que geram stress na criança são: ansiedade, depressão, timidez, desejo de agradar, medo de fracasso, medo de que os pais morrem e ela ficar só, medo de ser ridicularizada por amigos etc..
Segundo Lipp (2003,) os fatores externos que mais causam stress na infância são: mudanças significativas ou constantes, responsabilidades em excesso, excesso de atividades, brigas ou separações dos pais, morte na família, exigência ou rejeição por parte dos colegas, disciplina confusa por parte dos pais, nascimento do irmão, troca de professores ou de escola, mudança de vizinhança, pais e professores estressados, etc..
Esses fatores que geram stress na criança são: ansiedade, depressão, timidez, desejo de agradar, medo de fracasso, medo de que os pais morrem e ela ficar só, medo de ser ridicularizada por amigos etc..
Uma situação pode ou não ser estressante para uma criança, dependendo do estágio de desenvolvimento emocional em que ela esteja.
Para saber mais;http://www.profala.com/artpsico45.hftm
Os professores devem agir nesse momento de forma a proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor para que essa criança não se sinta pressionada e seu rendimento escolar fique ainda mais prejudicado. Em um trabalho com os país da criança, deve-se procurar entender o motivo causador do stress e procurar resolvê-lo.
Para saber mais;http://www.profala.com/artpsico45.hftm
Os professores devem agir nesse momento de forma a proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor para que essa criança não se sinta pressionada e seu rendimento escolar fique ainda mais prejudicado. Em um trabalho com os país da criança, deve-se procurar entender o motivo causador do stress e procurar resolvê-lo.
Está ficando muito bom meninas, parabéns ! ;)
ResponderExcluir