![]() |
http://www.centrodefonoaudiologia.com |
Apesar de quase 5% da população mundial sofrerem com os sintomas deste transtorno, a maioria das pessoas nunca ouviu falar nisso.
O que é Discalculia?
Discalculia é um transtorno estrutural da maturação das habilidades matemáticas, as quais incluem as habilidades linguísticas, perceptuais e de atenção. Não decorre de uma lesão cerebral, mas de disfunções neurológicas ou imaturidade das funções neurológicas, e está associada às dificuldades específicas no processo da aprendizagem do cálculo, que se observam entre indivíduos de inteligência normal. Decorre de falhas na representação dos fatos numéricos, na execução dos procedimentos aritméticos e respectiva representação espacial, na impossibilidade de realizar cálculos mentais, de reconhecer a relação entre os diversos conceitos e utilizá-los na resolução de situações-problema.
O que é Discalculia?
Discalculia é um transtorno estrutural da maturação das habilidades matemáticas, as quais incluem as habilidades linguísticas, perceptuais e de atenção. Não decorre de uma lesão cerebral, mas de disfunções neurológicas ou imaturidade das funções neurológicas, e está associada às dificuldades específicas no processo da aprendizagem do cálculo, que se observam entre indivíduos de inteligência normal. Decorre de falhas na representação dos fatos numéricos, na execução dos procedimentos aritméticos e respectiva representação espacial, na impossibilidade de realizar cálculos mentais, de reconhecer a relação entre os diversos conceitos e utilizá-los na resolução de situações-problema.
Detectar a discalculia não é fácil. É possível detectar algum sinal do distúrbio, quando a criança apresenta dificuldade em responder às relações matemáticas propostas - como igual e diferente, pequeno e grande, muito e pouco, etc. Porém, o diagnóstico nesta fase é mais complexo, uma vez que a criança ainda não foi exposta ao processo de aprendizagem dos conceitos aritméticos, que, em geral, ocorre a partir dos 7 anos de idade, época em que os símbolos matemáticos e as operações são introduzidos e os sintomas da discalculia se evidenciam. Nas fases mais adiantadas da vida escolar, este transtorno também impede a compreensão dos conceitos matemáticos e sua incorporação na vida cotidiana.
O aluno discalcúlico, devido à sua limitação, pode adquirir o medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem por desacreditar na sua capacidade.
O aluno discalcúlico, devido à sua limitação, pode adquirir o medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem por desacreditar na sua capacidade.
![]() |
Muitas vezes encontramos situações na área da educação que nos deixam estagnadas diante do processo de aprendizagem. Precisamos ficar atentas, porque o nosso papel é muito importante na identificação desse problema. Para evitar um futuro fracasso escolar e a baixa autoestima do aluno.
Temos que auxiliá-los no seu processo de aprendizagem, dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.
Estou vendo que vocês criaram um padrão, com texto, imagem e vídeo no post, PERFEITO !!!!
ResponderExcluir