
São muito relevantes os estudos em Medicina do Sono, em sua atuação interdisciplinar, em função da interferência do sono no aprendizado, desempenho e satisfação, em geral. Os hábitos de dormir variam na infância, que necessita de um período mais longo de repouso do que os adultos.
A família e a escola são sistemas sociais importantes para a promoção do desenvolvimento do caráter e das competências humanas. As criançasdevem ter um bom sono , pais e educadores devem conhecer e valorizar a necessidade de um sono satisfatório para o desenvolvimento, adaptação e aprendizagem do jovem estudante. É necessário intervir precocemente, diagnosticar as situações de crise, responsáveis pelo comprometimento do sono, orientar as famílias sobre o desempenho de um bom sono porque essas situações interferem diretamente na qualidade de vida desde a infância.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862009000200013&script=sci_arttext
Sabemos que tanto adulto como crianças, nem sempre tem uma boa noite de sono, educadores e país devem estar atentos a esses distúrbios com relação ao sono, uma criança sonolenta não conseguirá se concentrar nem memorizar, as atividades escolares, a falta de sono também podem acarretar outras consequências, nas crianças.
Devemos estar atentos e dar importância ao sono da criança.